,
,

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Escambo, Teatral RN- UMARIZAL


O Escambo popular de rua teve musica, dança, teatro, cinema, poesia, artes visuais e calunga e foi realizado pelo movimento de Escambo Cia e Arte que aconteceu do dia 18 a 21 de abril de 2008 em Umarizal RN com a participação de varias cidades do Nordeste entre elas Recife e Fortaleza que através dos Projetos Crescendo no Morro, Peixearte Fala Sério e Escuta junto com a Diaconia se fez presente nessa imensa troca de cultura e arte.

Escambo na cidade de umarizal reuniu mas de 450 pessoas de vários estados do do Brasil.
Ficamos todos hospedados juntos em varias salas de dois colégios da cidade. O movimento
contou também com representantes de varias Instituições,Ongs e Movimentos teatro
O Escambo foi muito legal pois foi um lugar de troca de fazer amizades e de trabalhar diferentes culturas e busca de novas experiências
Umarizal é uma cidade muito organizada e muito acolhedora. As pessoas se dedicaram muito pra que o escambo fosse o sucesso que foi.
Conhecemos muitas pessoas e vimos que as coisas que envolve cultura estão muito vivas e que tem muito jovens trabalhando com teatro, dança, percussão e etc

Os cortejos e as apresentações nas praças foram um sucesso. A cidade de umarizal curtiu muito e se dedicaram de mais. As pessoas de umarizal vão deixa muita saudade pois Umarizal e um lugar muito bonito as praças e as igrejas bem conservadas e a cidade também.

A cidade de umarizal precisa de mais apoio e investimentos para a juventude que tem muito força.
As pessoas ficaram encantadas com o escambo, esse movimento que deu uma visibilidade maior a cidade e fez as pessoas vê que a cultura é muito importante pra o comercio e para o crescimento da cidade ...
Trocamos tudo que era possível de conhecimentos, sonhos e esperanças de voltarmos no próximo ano para poder contribuir muito mas do que Quando arrumávamos as malas e vimos naqueles olhos que deixavam transparecer algumas lagrimas. E que em qualquer lugar educação é arte para qualquer lugar.
E foi isso que foi em umarizal um show de cultura mas alem disso um show organização e respeito com arte e felicidade

E sem falar da saudade que ficou de um escambo, que vai ficar marcado não só pelas vivencias ali compartilhadas mas sim pelo que trocamos, onde nós receberam de braços abertos.
pois verdadeiros amigos deixamos lá. Sem falar de famílias que nós acolheram em suas casas e que cuidaram muita bem de cada um que conseguiu ultrapassar a barreira da vergonha e se permitiu fazer tais amizades, pois eles estava abertos a todo momento para nós.
Estamos voltando de Umarizal-RN com muito gás pra trabalha e com muita vontade de fazer algo parecido na nossa comunidade.
Pois o escambo foi troca ,arte , experiências e força de vontade para uma cultura melhor e com mas visibilidade .

Juliana silva

RÁDIOS COMUNITÁRIAS: 'SEM A NOSSA VOZ NÃO HÁ DEMOCRACIA


No último dia 25 de abril aconteceu o manifesto público: "RÁDIOS COMUNITÁRIAS: 'SEM A NOSSA VOZ NÃO HÁ DEMOCRACIA'.

O manifesto foi contra a chamada operação 'Segurança no Ar',quando a ANATEL fechou algumas rádio na região metropolitana do recife.

O manifesto foi contra a chamada operação 'Segurança no Ar',quando a ANATEL fechou algumas rádios na região metropolitana do recife

O manisfesto saiu da Praça Oswaldo Cruz em frente à Fusam às 14hs em caminhada à Praça do Carmo ,Centro do Recife . muitas rádios comunitária participaram do manifesto que foi de extrema importância para mostrar aos poderes públicos que as rádios comunitárias estão vivas e que fazer comunicação é direito de todos, pois não interferimos no tráfego aéreo. Ao contrário disso, existimos pela necessidade de desenvolver atividades que contribuam para transformar a comunidade e potencializar essa transformação.


Jullyana Silva

Carta ao SBT

Carta ao SBT. O que nos chama a atenção é a idade da garota que escreveu veja ao final da carta)!

'Aos responsáveis pelo programa Domingo Legal: Não posso deixar de demonstrar o meu profundo descontentamento perante a Programação exibida aos domingos. A tentativa de libertar o marido da cantora Simony é vergonhosa.
Engraçado como a mídia se mobiliza para libertar um assaltante de bancos, mas ninguém vem aqui em casa para nos comprar um carro novo, já que o nosso foi roubado depois de ter sido comprado com muito suor e trabalho.
Engraçado o que o filho da Simony não pode crescer longe do pai, que já tem 2 crianças largadas no mundo, mas a filha do amigo do meu pai pode ficar órfã aos 2 anos de idade, pois o pai dela foi assassinado ontem (num assalto)...
Ninguém do SBT foi a casa dela perguntar se ela precisa de alguma coisa.
O meu pai chegou a levar um tiro num assalto e já perdeu tanto dinheiro em outros assaltos que nem se lembra quanto, mas infelizmente ninguém se propôs a repor o dinheiro roubado para tirá-lo do sufoco ou sequer apareceu alguém para visitá-lo no hospital Isso não dá ibope..
A revista Veja publicou uma matéria que deixou assustado qualquer cidadão de bem (menos o Sr. Gugu que anda com seguranças armados até os dentes e não depende de uma polícia despreparada que vive com um salário de miséria). De cada 100 criminosos, apenas 24 são presos, só 5 vão a julgamento e apenas 1 cumpre apena até o fim. APENAS 1% DOS BANDIDOS FICAM PRESOS E VC AINDA QUER SOLTAR O QUE ESTÁ PRESO?
Isso é realmente lamentável...
O coitadinho só roubou um banco, merece ficar livre. Por que o Sr. Augusto Liberato não mostra o fim daquele mendigo que ele ajudou com casa, dinheiro e trabalho...
Depois de todo aquele estardalhaço que o Domingo Legal fez para ajudá-lo, não vi nenhuma mensão ao fato dele ter sido preso assaltando um posto de gasolina após perder tudo o que o Gugu deu...
E o fim daquele pequeno Polegar, o Rafael.... Pobrezinho...
Certamente, não sou a favor do programa penitenciário no Brasil Sou a favor dos presidiários estudarem e trabalharem para a sociedade em troca de redução da pena caso não tenham cometido crime hediondo, mas ser solto antes do tempo só porque a Simony engravidou é demais pra minha cabeça...
Políticos não ficam presos e agora também artistas e parentes têm imunidade?

Só no Brasil mesmo pra acontecer esse tipo de coisas. Concordo que a violência exacerbada que está batendo à nossa porta é fruto do descaso do governo e da sociedade para com as crianças de alguns anos atrás que foram deixadas sem escola, creche, crianças abandonadas à própria sorte, mas soltar os bandidos por essa justificativa não resolve.
Por que o SBT não faz uma campanha para os políticos investirem mais em educação e creche ao invés de soltar presidiários parentes de celebridades?
Ou mesmo colocar uma programação mais decente, que proporcione cultura, ao invés de mulher pelada? É um caso a se pensar...
Vou parando por aqui, pois tenho um enterro para ir (já mencionei o amigo do meu pai que foi morto ontem).
Deixo aqui a minha revolta perante uma televisão podre, que vende a ignorância, e proporciona festivais de absurdos como se a vida fosse uma simples brincadeira.
Domingo Legal já está bloqueado aqui em casa e farei o possível para convencer as pessoas com um mínimo de inteligência a não mais assistirem a essa porcaria. E se a Simony ama tanto o marido dela que espere ele cumprir a pena e pagar o que deve para a sociedade ou será que o amor dela não é suficientemente grande para agüentar as adversidades?'

Priscila, 16 anos, São Paulo - SP.